Anvisa aprova novo medicamento para câncer de mama
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Inluriyo® (tosilato de inlunestranto), uma nova opção terapêutica para pacientes adultas com câncer de mama localmente avançado ou metastático. O tratamento é destinado a casos em que o tumor não pode ser removido cirurgicamente ou já se espalhou para outras partes do corpo, após tratamento prévio com terapia endócrina.
Segundo a Anvisa, o medicamento é indicado para um tipo específico de câncer de mama que apresenta receptor de estrogênio positivo (ER+), receptor HER2 negativo (HER2-) e mutação no gene ESR1. Desenvolvido pela empresa Eli Lilly do Brasil Ltda., o Inluriyo® é administrado por via oral e utilizado como monoterapia, ampliando as alternativas disponíveis para pacientes que enfrentam estágios mais avançados da doença.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres brasileiras. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, entre 2023 e 2025, foram registrados mais de 73,6 mil novos casos da doença no país, representando cerca de 30% de todos os diagnósticos de câncer em mulheres. A aprovação do novo medicamento reforça os avanços no tratamento oncológico e amplia as perspectivas para pacientes que necessitam de terapias mais específicas.
Com informações: Agência Brasil






