Notícias

Pesquisa aponta “ansiedade” como palavra do ano de 2024 no Brasil

Segundo o último grande mapeamento global de transtornos mentais realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência de transtornos de ansiedade no mundo. Cerca de 9,3% dos brasileiros convivem com ansiedade patológica — um número que segue alarmante e reflete diretamente as tensões e desafios do cotidiano.

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Instituto de Pesquisa Ideia em parceria com a empresa de marketing Cause e o aplicativo PiniOn, a palavra “ansiedade” foi eleita a mais representativa para os brasileiros em 2024. Essa pesquisa identificou a “ansiedade” como a palavra que melhor reflete o ano, com 22% das menções. 

A pesquisa “Palavra do Ano”, que é realizada anualmente, teve sua nona edição em 2024, e a escolha da palavra “ansiedade” reflete a preocupação e a busca por estabilidade por parte da população em um contexto de incerteza. Outras palavras que também foram mencionadas na pesquisa foram “resiliência”, “inteligência artificial” e “incerteza”. 

A escolha da palavra “ansiedade” também ressalta a importância de iniciativas que promovam acolhimento, resiliência e soluções estruturais para lidar com os desafios da saúde mental. 

Fonte: CHAT GPT

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo