Aparecida inaugura primeiro Centro de Castração PET público
Além da castração, o PATA também prevê vacinação e microchipagem dos animais atendidos

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia inaugura nesta quinta-feira (22), às 8h30, o primeiro Centro de Castração PET público da história do município. Localizada no Setor Pontal Sul, a nova unidade integra o Programa de Atenção e Tratamento Animal (PATA), uma política pública inédita voltada ao controle populacional, cuidado e bem-estar de cães e gatos na cidade.
Instalado em uma área de 534 m², o centro contará com uma equipe multidisciplinar formada por médico veterinário, cirurgião, anestesista, farmacêutico e auxiliares. Além da castração, o PATA também prevê vacinação e microchipagem dos animais atendidos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma), o atendimento será gratuito e voltado exclusivamente a animais sob responsabilidade de ONGs, protetores independentes e famílias em situação de vulnerabilidade social com Cadastro Único (CadÚnico) atualizado. Os pets precisam estar inscritos no Sistema Nacional de Animais Domésticos (SINPatinhas) e passarão por triagem e avaliação clínica para confirmação da elegibilidade.
Para o prefeito Leandro Vilela, a inauguração do centro representa um avanço significativo na causa animal e na saúde pública do município. “Estamos estruturando um programa moderno, sustentável e necessário. O Centro de Castração PET público e gratuito é um marco para a cidade e vai ajudar a controlar a população de animais de rua com responsabilidade e respeito à vida. E isso só foi possível graças à dedicação voluntária da primeira-dama Lana Bezerra e da equipe da secretária do Meio Ambiente, Pollyana Borges”, afirmou.
A primeira-dama Lana Bezerra, uma das idealizadoras do projeto, reforçou a importância da iniciativa. “O Centro de Castração é um passo importante para garantir dignidade aos animais. É um projeto que cuida com responsabilidade e mostra o compromisso da gestão do prefeito Vilela com todas as formas de vida.”
A secretária Pollyana Borges destacou que o programa será mantido com recursos oriundos de termos de compromisso ambiental e multas aplicadas pela fiscalização da Semma. “Tudo foi planejado com muito cuidado, desde a estrutura do centro até os critérios de atendimento. Vamos garantir que os recursos das multas ambientais sejam revertidos diretamente na proteção e saúde dos animais da nossa cidade.”
O PATA também conta com uma plataforma digital, onde tutores poderão cadastrar seus animais, inserir dados e agendar a castração. A triagem inicial será feita pela equipe da Semma. A mesma ferramenta também permitirá o cadastro de interessados em adoção de animais e a integração de dados com ONGs e protetores independentes.
Fonte: Mais Goiás