Risco de inadimplência é maior entre os consumidores mais jovens, aponta Serasa
Novo indicador semestral de crédito traz dados por região e idade

A Serasa lançou, nesta terça-feira (20), um indicador semestral de crédito. O Mapa do Score terá dados segmentados por faixa etária, regiões e estados do país para mensurar saúde financeira dos brasileiros.
A pontuação média nacional no primeiro trimestre de 2025 foi de 548 pontos. Segundo Wesley Brandão, especialista da Serasa, essa média se enquadra na faixa “Bom” (501-700), indicando que, em média, o consumidor brasileiro apresenta um perfil considerado positivo, com boas chances de cumprir seus compromissos financeiros nos próximos seis meses.
De acordo com o Mapa do Score, a pontuação cai quanto mais jovem é o consumidor. Pessoas com 65 anos ou mais apresentam a maior média (609 pontos), enquanto o grupo mais jovem (18 a 25 anos) tem a menor média (505 pontos). A empresa atribui a diferença ao fato de os jovens estarem no início da jornada de crédito, enquanto consumidores mais velhos têm mais experiência e contratos concluídos.
Por região, Sudeste (554) e Sul (555) têm as maiores médias, enquanto a região Norte tem a menor (509).
O score de crédito, com pontuação que varia de zero a mil, serve como um “termômetro” para medir a probabilidade de os consumidores honrarem seus compromissos financeiros. A pontuação pode simplificar o acesso ao crédito para aqueles com o score mais alto junto a instituições financeiras.
Brandão afirma que muitos brasileiros também buscam conhecer sua pontuação para entender quais estratégias podem adotar para aumentá-la e avaliar a sua saúde financeira.
Segundo pesquisa da Serasa, 84% dos brasileiros já consultaram a pontuação de crédito, sendo que 35% deles consultam o score uma vez ao mês.
A pontuação de crédito é calculada com base em seis pilares principais: hábitos de pagamento de contratos (29%), experiência de mercado (24%), dívidas em aberto (21%), busca por crédito e consultas ao CPF (12%), informações cadastrais (8%) e quantidade e tempo de contratos de crédito ativos (6%).
COMO CONSULTAR O SEU SERASA SCORE
É possível clicar na pontuação para ver os motivos que influenciam a sua pontuação
Acesse o site ou aplicativo (disponível para Android e iOS) da Serasa
Se ainda não tiver cadastro, crie uma com seu CPF, nome completo, data de nascimento e um e-mail válido
Faça o login com seu CPF e senha
Após o login, o Serasa Score será exibido na tela inicial, com informações detalhadas sobre sua pontuação e histórico
COMO FUNCIONA O SCORE DA SERASA
O Serasa Score é consultado pelas empresas antes de liberar um empréstimo ou parcelamento ao consumidor. Quanto maior a pontuação, menor o risco de inadimplência e maior a probabilidade de obter crédito.
Veja a classificação do score:
- De 0 a 300 pontos: muito baixo. Indica grande chance de inadimplência. Por isso, o consumidor tem muita dificuldade de obter empréstimos ou financiamentos
- De 301 a 500 pontos: baixo. Indica considerável probabilidade de inadimplência, o que resulta em baixas chances de obter crédito
- De 501 a 700 pontos: bom. Indica baixa chance de inadimplência. Consequentemente, a chance de conseguir crédito é boa
- De 701 a 1.000 pontos: excelente. Indica chances muito baixas de inadimplência e alta probabilidade de conseguir crédito
A Serasa ressalta que, além da pontuação, é importante considerar que cada instituição financeira também possui os próprios critérios de avaliação para conceder crédito.
Fonte: Folha de São Paulo