Notícias

Brasil é o latino-americano com mais produção científica de cannabis

De acordo com levantamento, Brasil é o país da América Latina que mais produz artigos científicos sobre maconha

Entre os países da América Latina, o Brasil é o que mais produz publicações científicas abordando a cannabis e seus usos medicinal, terapêutico e outras aplicações da planta, também conhecida como maconha. A informação consta em um estudo divulgado no início do mês.

Atualmente, o Brasil possuí 422 artigos científicos voltados para a área. Segundo levantamento lançado pelo Centro de Tecnologia e Inovação da Cannabis (CTCANN), com apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis (ABICANN), as publicações se destacam em áreas como estudos clínicos, sociopolíticos e pré-clínicos.

No cenário global, a produção científica brasileira sobre a planta ocupa atualmente a 8ª posição entre aqueles que mais estudam a questão. Um salto de três pontos em relação a 2021, quando o país estava na 11ª posição.

Temas como o uso da maconha em casos de epilepsia e ansiedade são destaques nos estudos brasileiros.

Além disso, o relatório da CTCANN indica que a produção na América Latina está mais centrada em artigos com aspectos sociais e jurídicos da planta. O que indica a realidade de debates regionais sobre a descriminalização da cannabis.

O levantamento analisou 10,5 mil artigos publicados entre 1990 e 2025.

Os Estados Unidos são o líder, com folga, da produção de publicações científicas sobre a maconha, com 9,7 mil artigos publicados. O país liderado por Donald Trump é, atualmente, referência em contribuições sobre estudos clínicos, básicos e em políticas, além de possuir diversos centros de estudos ativos desde a década de 1990.

Canadá, Reino Unido, Alemanha, Itália, Austrália e Espanha aparecem em seguida no ranking global.

Fonte: Metrópoles

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo