Notícias

Família e escola juntas pela inclusão: João Vitor de Paiva participa de formação para mil professores em Mineiros

O influenciador digital, João Vitor de Paiva, e sua mãe, a psicóloga Márcia Regina de Paiva, participaram de uma formação voltada a mil professores da rede pública de Mineiros, no sudoeste goiano, com foco na educação inclusiva. Com o tema “Combatendo o capacitismo: promovendo a inclusão e a igualdade”, os dois compartilharam um pouco da trajetória de João ao longo de sua vida escolar.

“Vocês podem ter certeza de que o trabalho de vocês é parte do João”, destacou Márcia, ao reforçar o papel fundamental de uma equipe de educadores comprometida e com olhar atento no processo de formação de pessoas com deficiência.

Márcia relembrou as dificuldades enfrentadas no início da vida escolar do filho e o receio constante diante da falta de preparo de algumas instituições. “Eu tinha medo porque não sabia como o meu filho seria tratado”, disse ela, ao comentar os desafios vividos pela família em razão da Síndrome de Down. Ao encontrar uma equipe pedagógica aberta e disposta a construir um processo individualizado para João, ela se tornou categórica: “Família e escola devem trabalhar juntas”.

Durante sua fala, João também relembrou as dificuldades da infância e o preconceito que enfrentou fora de casa. Atualmente universitário e ativista da causa PcD, ele compartilha com orgulho suas conquistas e avanços. Com os professores em pé o aplaudindo, João finalizou emocionado: “Diagnóstico não é destino”. Após a palestra, mais de 200 pessoas entre os presentes tiraram fotos com João Vitor, que atendeu a todos.

As falas aconteceram durante evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Mineiros, como parte da capacitação dos servidores da rede. A secretária de Educação, Adriane Marques, e a superintendente municipal de Educação, Vanilde Terribile, também participaram do encontro.

Sobre João Vitor de Paiva

João Vitor é estudante de graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Diagnosticado com Síndrome de Down, ele se tornou um influente ativista da causa da inclusão, com reconhecimento em nível nacional e internacional.

Sua atuação nas redes sociais, onde compartilha sua rotina e defende os direitos das pessoas com deficiência, já lhe rendeu importantes prêmios, como o iBest 2024 na categoria “Diversidade e Inclusão”, tornando-se o primeiro influenciador com Síndrome de Down a vencer na premiação. João também foi o primeiro a receber a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, a mais alta honraria concedida pelo Governo de Goiás.

Além disso, é o primeiro ativista com Síndrome de Down a integrar o Conselho Jovem do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil. A atuação de João já foi reconhecida tanto pela Câmara dos Deputados quanto pela Câmara Municipal de Goiânia, por sua contribuição na construção de uma sociedade mais justa, diversa e inclusiva.

Fonte: Palavra Comunicação

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo