Notícias

Trump anuncia tarifa de 10% para produtos do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, na tarde desta quarta-feira, 2, tarifas de, pelo menos, 10% sobre as importações de produtos do Brasil. O anúncio faz parte do pacote de tarifas recíprocas prometido por Trump. Não há uma alíquota única padronizada para todos os países. As novas tarifas de importações serão aplicadas em duas fases, sendo uma começando em 5 de abril e outra em 9 de abril.

Trump apresentou uma tabela em que exibiu as tarifas de cada país. Os 10% aplicados ao Brasil também valem para outros países da América Latina, como Argentina e Colômbia. Para China, a tarifa anunciadas será de 34%, enquanto para a União Europeia, de 20%. Para o Japão será de 24% e para Índia de 26%.

Já para todos os carros produzidos fora do país, por exemplo, será aplicada uma tarifa de 25%, conforme destacou durante o anúncio, quando convidou um trabalhador de Detroit, cidade que já foi o principal polo automobilístico dos EUA, para falar sobre a importância das tarifas.

Ainda não está claro se os percentuais anunciados serão o padrão ou aplicadas em cima das atuais tarifas existentes.

Em pronunciamento que segue em andamento na frente da Casa Branca, sede do governo americano, Trump afirmou que hoje é um dia histórico, quando os outros países deixariam de ganhar “as custas dos Estados Unidos”. Mais cedo, o presidente postou em sua rede social, a Truth Social, uma mensagem dizendo “é o dia da libertação na América”.

“Seremos espertos e inteligentes novamente”, disse Trump em seu discurso, chamando as tarifas de “rendição econômica”. Segundo Trump, “os déficits comerciais não são mais apenas um problema econômico. Eles são uma emergência nacional.”

Fonte: IstoÉ Dinheiro

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo