Notícias

Ora-pro-nóbis em pó: saiba como usar e os benefícios da versão solúvel

Versátil e nutritiva, a versão em pó da planta ganha espaço na alimentação, devido a sua praticidade e benefícios

A ora-pro-nóbis é uma planta conhecida por suas propriedades nutricionais. A maneira mais comum de consumi-la é usar as folhas em preparos diversas. Outra alternativa é comprar o pó, feito das folhas maceradas, e acrescentá-lo nas receitas.

O alimento em pó surge como alternativa prática e versátil para integrar a ora-pro-nóbis na alimentação. O pó é obtido a partir das folhas secas e moídas, mantendo propriedades nutricionais parecidas com as da planta fresca, perdendo apenas a proporção de fibras.

As proteínas, vitaminas A, B e C, cálcio, ferro e magnésio presentes na planta in natura também estão na versão em pó, com a vantagem de o ingrediente ser fácil de incorporar em diversos preparos.

Como utilizar a ora-pro-nóbis em pó?

A versatilidade do pó permite a inclusão da ora-pro-nóbis em bebidas, pratos salgados e até receitas de pães e bolos. Pode ser combinada em molhos e temperos também.

A quantidade usada dependerá da receita escolhida. De modo geral, a recomendação é ingerir cerca de 10 gramas diárias de ora-pro-nóbis, o equivalente a uma colher de sopa para obter os benefícios da planta. Para preparar um chá, por exemplo, basta ferver esta quantidade de pó em 300 ml de água e adoçar conforme a preferência.

Segundo a nutricionista Anna Paula Abreu, supervisora de nutrição do Hospital DF Star, a ora-pro-nóbis é uma planta muito benéfica para ser incluída na dieta. “Ela ajuda a reduzir o colesterol ruim, melhora as funções intestinais e pode ajudar na perda de peso. Também fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças e infecções”, diz.

O consumo regular de ora-pro-nóbis ajuda a combater a deficiência de ferro e a controlar a glicose sanguínea, mas os especialistas ressaltam que o alimento não é milagroso e não substitui medicações que foram receitadas por médicos para tratar problemas de saúde.

Anna Paula aconselha a consultar um profissional de saúde antes de incluir suplementos alimentares, mesmo os naturais, à rotina. A orientação adequada garante o uso seguro e eficaz, especialmente para indivíduos com condições específicas.

Fonte: Metrópoles

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo