Notícias

Fieg e Sebrae levam empresários goianos à Itália para benchmarking e negócios

Programação inclui visitas técnicas em indústrias dos setores de alimentos e bebidas, embalagens, construção civil, automotivo, tecnologia, moda e acessórios e biotecnologia

Quem tem boca vai a Roma! E, como prega o ditado, é para lá que uma comitiva de empresários, liderada pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) com apoio do Sebrae Goiás, embarcou sábado (02/11) em busca de internacionalizar negócios e expandir, além-fronteiras, a presença de produtos made in Goiás.

A Missão Empresarial Roma Milão ocorre de 2 a 10 de novembro, com visitas técnicas a indústrias dos setores de alimentos e bebidas, embalagens, construção civil, automotivo, tecnologia, moda e acessórios e biotecnologia. No total, 30 empresários vão acompanhar a programação, com foco no mapeamento de boas práticas, tendências, expansão de negócios com fornecedores e internacionalização de produtos.

De acordo com o vice-presidente da Fieg André Rocha, que lidera a comitiva, um dos principais focos da missão é oferecer oportunidades para empresas goianas expandirem seus negócios e fortalecerem suas relações internacionais. “A Itália, com seu papel de destaque na economia global, especialmente em Milão e Roma, proporciona um ambiente favorável para o desenvolvimento de parcerias estratégicas e colaborações comerciais de alto impacto.”

Localizada no norte da Itália, Milão é uma das principais metrópoles europeias e o coração financeiro e industrial do país. Reconhecida globalmente como um polo de negócios, moda, design e inovação, a cidade concentra grandes multinacionais dos setores automotivo, tecnológico, farmacêutico e de telecomunicações.

Roma, capital da Itália, também é um centro vibrante de negócios, política e inovação. A cidade abriga o governo italiano, embaixadas internacionais e é a sede de grandes empresas nos setores de infraestrutura, energia, telecomunicações e moda. O setor de serviços, especialmente o de hospitalidade e gastronomia, é um dos pilares da economia local, oferecendo oportunidades significativas para empresários interessados nesses mercados. Além disso, há várias universidades e centros de pesquisa, o que a torna um polo de inovação e desenvolvimento acadêmico.

VISITAS TÉCNICAS
A programação da Missão Empresarial Roma Milão inclui visitas técnicas em áreas estratégicas para o setor produtivo, considerando as vocações da indústria de Goiás. A agenda busca incentivar benchmarking, com foco em boas práticas, e ampliar o networking de negócios goianos. O roteiro começa por indústrias instaladas em Milão e depois segue para Roma.

Dia1 – 4 de novembro

Pela manhã, a programação inclui visita técnica a indústria Auricchio, considerada a maior produtora de queijo provolone do mundo. A empresa fatura quase 400 milhões de euros/ano e possui nove fábricas instaladas na Itália. Com a visita, a comitiva busca explorar oportunidades de parceria para a distribuição de queijos no Brasil e conhecer boas práticas de produção.

No período da tarde, os empresários goianos vão conhecer a PA Aromatics, que desenvolve, produz e comercializa aromas para a indústria alimentícia, de confeitaria, de bebidas e farmacêutica. O objetivo é identificar possíveis colaborações no desenvolvimento de novos aromas e potenciais negócios para crescimento na América Latina.

Dia2 – 5 de novembro

A programação prevê visita à indústria Isobell, que oferece soluções em isolamento térmico, revestimento e controle de mofo. Com mais de um século de operação, a empresa tem grande interesse em expandir e desenvolver sua atuação no mercado brasileiro. Além de conhecer o parque fabril, o objetivo é identificar possíveis parcerias com empresas do setor de construção civil.

A agenda inclui ainda mais duas visitas técnicas, uma na indústria Orobica Plastgom, especializada em soluções para embalagens, e outra na empresa Regro, dedicada ao design e à construção de moldes de injeção e compressão para materiais termoplásticos (setor automotivo). O objetivo é conhecer tendências e conhecer boas práticas no campo da eficiência operacional.

Dia3 – 6 de novembro

A comitiva sai de Milão e segue para Roma, com encontro institucional na Embaixada do Brasil na Itália. A reunião busca estreitar laços diplomáticos, buscando facilitar o diálogo e o relacionamento de empresas goianas com setores estratégicos da economia italiana.

Dia4 – 7 de novembro

A agenda de visitas técnicas em Roma se inicia com ida à indústria Seco SPA. A empresa, do setor de tecnologia, oferece soluções de ponta a ponta, com foco em design de hardware industrial, integração de sistemas e computação edge-to-cloud, sendo especializada em áreas como IoT, IA e computação embarcada. A Seco desenvolve produtos personalizados para setores como tecnologia médica, transporte e automação.

A programação segue para a indústria Chimera Gold SRL, especializada na criação, produção e engenharia de acessórios de alta qualidade para artigos de couro, joias fashion e acessórios para calçados. Combinando tecnologia avançada e técnicas artesanais tradicionais, a empresa foca em inovação, sustentabilidade e responsabilidade. O objetivo é explorar parcerias no mercado de moda premium.

Encerrando o dia, a visita à vinícola Pomaio oferece benchmarking em práticas como reciclagem e uso de energias sustentáveis na produção. Com filosofia Think Green, a empresa se destaca na redução de seu impacto ambiental.

Dia5 – 8 de novembro

Último dia da programação de visitas técnicas antes do retorno ao Brasil, a agenda tem visita à empresa Delta Biologicals, especializada no desenvolvimento e produção de sistemas de diagnósticos clínicos. O objetivo é identificar distribuidores e parceiros no setor, além de proporcionar visão detalhada sobre soluções avançadas e confiáveis na área de saúde.

A comitiva de empresários goianos encerra a missão na indústria Naici. A empresa é especializada na produção de resinas para construção, restauração, manutenção e proteção de edificações civis e industriais. Os produtos incluem pavimentos e revestimentos de resina e sistemas de impermeabilização, além da linha Fibertech.

Fonte: FIEG

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo