Notícias

3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo

Confira, a seguir, quais foram as frutas brasileiras que conquistaram lugar no ranking das 100 melhores do mundo do TasteAtlas

O ranking internacional da plataforma TasteAtlas divulgou a lista com as 100 melhores frutas do mundo, mapeadas pelos próprios usuários. Não é uma surpresa que frutas tipicamente brasileiras ocupem três lugares entre as preferidas ao redor do globo.

O site é um guia de viagens que divulga comidas tradicionais e críticas gastronômicas. Para fazer do ranking uma colocação justa, as avaliações são realizadas pelo público consumidor do conteúdo do TasteAtlas, que avaliou cada fruta em uma nota de 0,5 a 5, sendo divulgada a média final. A última atualização da lista ocorreu no final de 2023. As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo.

Jabuticaba

Foto mostra um pé de jabuticaba com frutas em primeiro plano - Metrópoles

Ocupando o 8° lugar da lista, a jabuticaba, nativa de estados como Minas Gerais, São Paulo e Goiás, é bastante conhecida. Entre as suas qualidades, o site destacou o sabor, que possui uma combinação do doce com a acidez. Além disso, ela é uma fonte natural de antioxidantes, cálcio, potássio, ferro, fósforo e vitaminas C e E. A jabuticaba ficou com a nota 4,5.

Açaí

Imagem colorida de frutas açaí

Muito popular entre os brasileiros em seu formato da polpa, o açaí também conquistou seu lugar no ranking, na 28° colocação, com a nota 4,3. O site descreve o fruto como uma combinação de chocolate e frutas vermelhas, sendo um alimento básico na região amazônica há séculos. “Atualmente, o açaí desfruta de tamanha popularidade que a indústria de cultivo de açaí emprega mais de 30.000 pessoas somente no estado brasileiro do Pará”, descreve.

Guaraná

Imagem colorida da fruta guaraná

Muito utilizado nos refrigerantes, o guaraná é um fruto bastante popularizado no país, assim como os outros participantes brasileiros da lista. Ocupando o 67° lugar no ranking, ele é destacado no site por possuir o ingrediente da guaranina, que é quimicamente parecido com a cafeína, causando um aumento de energia após seu consumo. “Seu sabor é distinto e único. Os produtos de guaraná estão ganhando cada vez mais popularidade nos Estados Unidos e em todo o mundo”, pontua o site.

Fonte: Metrópoles

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo