Fórmula 1 acerta saída da Band e Globo voltará a exibir corridas em 2025
Emissora carioca assume transmissões a partir de 2025 por causa de crise financeira da TV paulista
A Liberty Media, dona dos direitos de transmissão da Fórmula 1, acertou o fim da parceria da Band nesta quarta-feira (4). A F-1 voltará para a Globo, onde foi exibida entre 1981 e 2020, conforme acordo já sacramentado nos bastidores.
A Band vai concluir a exibição do campeonato mundial de pilotos em 2024. No ano que vem, a emissora carioca assume a transmissão. O tempo de acordo entre F-1 e Globo ainda não está acertado, porque falta a assinatura da rescisão contratual com a Band, o que deve ocorrer nos próximos dias.
No entanto, nos bastidores, a Liberty já diz que tem uma nova parceira, inclusive em comunicações com executivos da Band. Em comunicado enviado ao F5 na madrugada desta quarta (4), a Liberty Media confirma que a categoria fica na Band somente até o fim do ano.
“Não há planos da Fórmula 1 ou da Band para cessar as transmissões no Brasil pelo restante deste ano de 2024. Atualmente, estamos com várias discussões sobre os direitos de transmissão de 2025”, diz a nota na íntegra.
A Globo foi a responsável pela grande popularidade da categoria no Brasil, através da exibição ininterrupta em TV aberta entre 1981 e 2020. A falta de um piloto brasileiro competitivo fez a Fórmula 1 ter queda na audiência.
No entanto, a Globo enxerga que voltar a exibir as provas é uma grande oportunidade comercial. Mesmo nos anos mais sombrios em termos de ibope, a Fórmula 1 sempre foi um êxito publicitário devido ao apelo junto às classes AB, de maior poder aquisitivo.
Em 2025, a Globo vai mostrar corridas importantes como a corrida no Brasil e em Mônico, além de outras que tenham horários interessantes para a emissora. Estima-se nos bastidores a exibição de 12 corridas.
Crise com a Band
A volta da Fórmula 1 na Globo está ligada a uma crise que envolveu a Liberty Media e a Band, que fez a transmissão no Brasil desde 2021.
A empresa teve problemas para realizar pagamentos como fora acordado à época. A Band e a Liberty dividiam, de forma igualitária, os valores pagos por patrocinadores até 2022. Em 2023, houve uma mudança de contrato por causa de uma proposta do SBT, e a Band topou pagar diretamente pelo evento. A emissora acertou o valor de US$ 15 milhões (R$ 84,3 milhões) por temporada.
Com a mudança, a Band passou a ter problemas para cumprir os compromissos. Um caso, que ocorreu no ano passado, fez o caldo engrossar. Uma casa de aposta comprou uma cota de patrocínio de R$ 20 milhões, mas não pagou o valor e fez a emissora amargar prejuízo. O problema virou um processo na Justiça. No acordo de saída da Fórmula 1, a Band paga apenas o que deve como uma espécie de multa.
Para Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil, agência que oferece pacotes com hospedagem, transporte e ingressos para o GP do Brasil, a falta de um piloto brasileiro prejudicou a Fórmula 1 no Brasil.
“A ausência de um piloto nacional tem influência direta no interesse do público brasileiro de acompanhar a temporada da modalidade, mas existem ainda outros motivos. Diferentemente de anos atrás, hoje as transmissões de TV ‘brigam simultaneamente’ com as redes sociais pela atenção do público. No entanto, independentemente do alcance das transmissões, quando o assunto é o evento em si, é inegável que o GP do Brasil continua crescendo e sendo um sucesso a cada ano”, pondera.
Procurada pelo F5, a Globo não confirma ainda a volta da Fórmula 1. A Band diz que tem contrato até o fim de 2025.
Fonte: Folha de São Paulo