A compra da casa própria ainda é o maior desejo do brasileiro
É o que aponta a pesquisa realizada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em dezembro de 2023.
Realizado pelo IPESPE (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) e com a participação de duas mil pessoas nas cinco regiões do País, o estudo publicado no Radar Febraban revelou que, para 31% dos entrevistados, a aquisição de um imóvel é a principal aspiração, à frente de outras expectativas, como aplicar em investimentos bancários (poupança: 19%; outros: 25%) e reformar a casa (21%), que completam o ranking dos principais desejos da população.
Mais do que um investimento, a conquista da casa própria revela a busca por estabilidade, segurança e, acima de tudo, qualidade de vida.
A CAIXA já realizou esse sonho para quase 3 milhões de pessoas no Brasil só no ano de 2023, por isso é considerada pelos brasileiros como a maior parceira da habitação do Brasil.
É o caso do Rafael Tavares*, que aos 32 anos já está realizando o sonho da casa própria. “Sempre planejei ter meu imóvel, mas resolvi dar esse passo agora porque minha esposa está grávida, quero oferecer mais segurança e conforto para minha família”, ele conta.
Até mesmo os mais jovens sonham em ter uma casa própria, segundo a pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica no final de 2023 ao revelar que os brasileiros de 21 a 26 anos são os que têm maior interesse em comprar um imóvel.
Nessa faixa etária, 46% dos participantes declararam a intenção de adquirir uma casa ou apartamento nos próximos dois anos. Entre suas motivações estão o desejo de parar de pagar aluguel, sair da casa dos pais ou se casar.
A Ana Faria*, por exemplo, tem apenas 25 anos, mas já está financiando seu imóvel. “Moro com minha mãe. Agora que passei em um concurso e adquiri certa estabilidade financeira, posso me planejar para ter meu cantinho”, conta.
CAIXA: O banco da habitação.
Parceira dos brasileiros na materialização desse sonho, a CAIXA é considerada o banco da habitação, que disponibiliza crédito para a aquisição da casa própria, de forma a suprir a necessidade básica de todo e qualquer cidadão: uma moradia digna, direito fundamental assegurado na Constituição Federal.
Para se ter uma ideia, 7 em cada 10 brasileiros financiam imóveis na CAIXA, que possui aproximadamente 70% do market share do mercado de financiamento habitacional.
E não é só quem adquire a casa própria que sai ganhando, não. O estímulo à habitação traz benefícios para todo mundo, pois impacta positivamente a cadeia da construção civil, como construtoras, incorporadoras, imobiliárias, correspondentes bancários, indústria, comércio e serviços relacionados, gerando negócios, emprego e renda.
Você pode chamar a CAIXA no site ou no App Habitação CAIXA, onde é possível acessar diversos serviços, como amortização de parcelas, liquidação, simulação de proposta, emissão de termo de quitação, renegociação de parcelas. Tudo isso diretamente no seus smartphone, a qualquer hora e em qualquer lugar. Se é habitação, chama a CAIXA.
Fonte: CNN Brasil