Spam no WhatsApp de números gringos que oferecem vagas. Como lidar?
Com tantos golpes nas redes sociais, é importante verificar e desconfiar de qualquer mensagem
Números estrangeiros têm se tornado uma grande perturbação no dia a dia de muitos brasileiros. Usuários do WhatsApp afirmam que desconhecidos entram em contato, seja por ligações telefônicas ou mensagens de texto, com tentativas de manter uma comunicação.
As mensagens desses números frequentemente exploram a curiosidade do usuário, e, na maioria das abordagens, a conversa envolve uma suposta vaga de emprego em que seria possível ganhar uma renda alta, por pouco tempo de trabalho.
Os códigos de Discagem Direta Internacional (DDI), que ficam no começo dos números de telefone, são sempre diferentes. Há casos de pessoas que recebem ligação por chamada de vídeo.
Por isso, é importante que os usuários saibam lidar com mensagens e ligações feitas por números estrangeiros. E, neste momento, dicas básicas como não compartilhar dados pessoais e financeiros são necessários para não cair em golpes.
Na rede X, as pessoas têm feito reclamações em relação às ligações e mensagens de texto recebidas. “Não aguento mais esses números estrangeiros me mandando mensagem”, diz. “Tem uns números estrangeiros me mandando mensagem, de onde eles conseguiram meu número?”, diz outra.
“Mas quem é que fica mandando tantos ‘olás’ no whatsApp de números estrangeiros?”, escreve um. “Por que tem números estrangeiros me chamando no whatsApp?”, queixou-se outra.
Posicionamento do WhatsApp:
De acordo com o órgão responsável pelo aplicativo, o WhatsApp trabalha ativamente para reduzir todo tipo de conteúdo considerado indesejado e spam. “Criar um espaço seguro para que os usuários se comuniquem é uma prioridade e queremos reduzir o número de mensagens indesejadas que possam ser enviadas pelo WhatsApp. No entanto, assim como acontece com mensagens SMS e ligações telefônicas, outros usuários do WhatsApp ou das empresas que têm seu número de telefone podem entrar em contato com você”, explica.
De acordo com a empresa, é possível controlar quem pode enviar uma mensagem no WhatsApp, “restringindo quem pode te adicionar a grupos, além de bloquear e denunciar contas ou mensagens”.
“Quando você faz uma denúncia, o WhatsApp recebe informações sobre suas interações recentes com o usuário denunciado e conduz uma análise da denúncia com base nos Termos de Serviço do aplicativo. É importante ressaltar que o contato não é notificado da sua denúncia pelo WhatsApp”, aponta a empresa.
Como bloquear um contato:
- Clique nos três pontinhos na conversa desejada;
- Clique em bloquear. Caso não queira não queira denunciar a conta, desmarque a opção Denunciar ao WhatsApp;
- Caso queira denunciar, informe o motivo que o número está sendo bloqueado.
Ainda na plataforma, é possível prevenir que terceiros consigam acessar outras informações, como foto de perfil, vista por último, definir quem pode adicionar em grupos e outros. Para isso, basta acessar a privacidade dentro do aplicativo.
Fonte: Metrópoles