Por que a Austrália usa verde e amarelo nos esportes?
Cores consideradas brasileiras chamam atenção no país da Oceania, já que não estão na bandeira australiana
Um detalhe na Olimpíada vem chamando atenção das pessoas nas redes sociais: os uniformes esportivos da Austrália. Isso porque o país da Oceania usa as cores verde e amarelo (ou ouro), como o Brasil, mas nenhuma das duas está na bandeira australiana.
Então, por que a Austrália usa verde e amarelo nos esportes? Apesar de não ter ‘nada a ver’ com a bandeira, a decisão não é aleatória. Os times esportivos usam a combinação há mais de um século, com o primeiro registro sendo em 1800 com a seleção de críquete. Em 1984, as cores foram proclamadas como as oficiais do país pelo Governador Geral Sir Ninian Stephen.
Conforme o governo australiano, paisagens típicas e uma planta serviram como inspiração. Trata-se da acácia dourada (acacia pycnantha), nativa do sudeste da Austrália, que tem flores amarelo-ouro e folhagem verde marcante.
“O ouro evoca imagens das praias da Austrália, da riqueza mineral, das colheitas de grãos e da lã australiana. O verde evoca as florestas, os eucaliptos e as pastagens da paisagem australiana. Verde e dourado também são as cores do emblema floral nacional da Austrália – a acácia dourada”, explica o governo australiano.
Fonte: O Tempo