Notícias

Veranico vai aumentar as temperaturas no Brasil

Depois de um início de inverno com episódios de passagem de ar polar pelo país, parte do Brasil verá as temperaturas subirem nos próximos dias.

O que aconteceu
Uma nova massa de ar quente se estabelecerá na faixa central do Brasil nos próximos dias, segundo o Climatempo. O maior efeito será no começo da semana que vem em estados como São Paulo, que pode ter 28ºC de máxima na segunda (22).

Bloqueio atmosférico. O responsável por contribuir para a estabilização dessa massa de ar quente é um novo bloqueio atmosférico.

Mudança favorecerá o retorno das temperaturas elevadas. Ainda de acordo com o instituto meteorológico, “o sistema de alta pressão que se estabelece em médios níveis da atmosfera intensifica a circulação do ar de cima para baixo”. Isso bloqueia o avanço das frentes frias em direção às regiões centrais do Brasil, impede a formação de grandes nuvens de chuva e favorece o aumento das temperaturas.

Esse período com as temperaturas mais elevadas será sentido principalmente à tarde, por isso é chamado de “veranico”.

Mesmo com o aumento das temperaturas durante as tardes, as noites e madrugadas continuarão frias. Isso acontece devido ao período mais curto de horas de sol e, consequentemente, à menor incidência de radiação solar.

Conforme a previsão do Climatempo, as temperaturas começarão a subir amanhã (18). Clima se estenderá até a próxima quinta-feira (25).

Elevação moderada. Em partes dos estados do Rio Grande o Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Rondônia, a elevação das temperaturas será menor, com máximas entre 3ºC a 5ºC mais quentes que o de costume para a época.

Até 7ºC acima do normal. Já em áreas do oeste do Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e oeste e norte do Rio Grande do Sul, a elevação das temperaturas será maior. Os termômetros devem marcar valores acima de 5ºC — podendo chegar a até 7ºC — acima da média para o mês de julho.

Fonte: UOL

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo