Notícias

Android usará IA para dificultar vida do ladrão; veja celulares com recurso

O Google anunciou novos recursos para celulares Android que devem dificultar a vida dos ladrões. Essas funções, ainda em fase de testes, serão utilizadas de forma pioneira pelos brasileiros a partir de julho, segundo a empresa.

As novidades incluem o uso de inteligência artificial (IA) para realizar o bloqueio automático da tela em caso de roubo e maiores entraves para a instalação de aplicativos considerados suspeitos. Os recursos estarão disponíveis para celulares com o sistema operacional Android 10 ou acima.

Quais são os novos recursos de segurança do Android?
IA para detecção de roubo. Um dos tipos mais comuns de roubo de smartphone nas grandes cidades do Brasil é quando o criminoso toma o celular das mãos de alguém que o está usando em público. A vantagem para os ladrões, nesse caso, é pegar um celular com a tela desbloqueada. Assim, eles têm acesso fácil a diversas informações sensíveis contidas no aparelho.

Pensando em reduzir o impacto desse crime, o Google desenvolveu um recurso de inteligência artificial que bloqueia automaticamente a tela ao detectar que ele foi tomado das mãos de alguém.

Segundo a empresa, a IA é capaz de identificar se o celular foi arrancado das mãos de alguém e se o responsável está fugindo em alta velocidade. Ao fazer isso, a tela será bloqueada imediatamente.

Bloqueio remoto e offline. Por meio da página “android.com/lock”, os donos de celular Android poderão bloquear a tela usando apenas o número do telefone e concluindo um rápido desafio de segurança.

Além disso, uma vez que é comum que celulares roubados sejam desconectados da internet, dificultando encontrar sua localização, o Google promete introduzir um bloqueio offline de dispositivos.

Celulares Android que ficarem longos períodos sem acesso à internet serão bloqueados automaticamente pelo sistema.

Bloquear instalação de apps perigosos. Atualmente, os donos de Android já contam com o Google Play Protect, uma ferramenta que varre o aparelho em busca de ameaças de segurança e vulnerabilidades. No Brasil, porém, ela será aprimorada: esse recurso impedirá a instalação de aplicativos considerados “suspeitos”.

O que isso quer dizer? O Google Play Protect deve passar a proibir que sejam instalados apps baixados por meio de navegadores, apps de mensagens ou gerenciadores de arquivos. Além disso, serão barrados apps que incluam permissões de acesso consideradas sensíveis, como de leitura de mensagens SMS, notificações e de acessibilidade.

Todas essas permissões costumam ser exploradas por fraudadores, e é isso que a novidade pretende evitar.

Fonte: UOL

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo