Notícias

Microplásticos são detectados em testículos humanos pela 1ª vez

Uma pesquisa divulgada em 15 de maio na revista Toxicological Sciences revelou que, pela primeira vez, micropartículas de plástico foram encontradas nos testículos humanos.

Nos últimos anos, tornaram-se frequentes trabalhos que documentam a presença do material no organismo humano e um deles chegou a apontar que a quantidade semanal de plástico que absorvemos é suficiente para fazer um cartão de crédito.

A nova investigação, feita por pesquisadores da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, analisou tecidos de testículos de cães e de humanos. Os microplásticos foram encontrados em todas as amostras, com uma abundância quase três vezes superior nos homens. Em média, foram encontrados 329,44 microgramas de plástico por grama de tecido testicular humano.

A contagem de espermatozoides para os humanos não foi feita, uma vez que as amostras eram de cadáveres. No entanto, os pesquisadores fizeram análises no espermograma de cães e descobriram que, quanto maior os níveis acumulados, menor era a quantidade de células reprodutivas nos animais.

“O plástico encontrado faz diferença nos impactos no organismo. O PVC, usado em muitos utensílios domésticos, por exemplo, pode liberar produtos químicos que interferem na espermatogênese e desregulam a função hormonal dos testículos”, apontou o médico Xiaozhong Yu, líder do estudo, em entrevista ao site da universidade.

Ele aconselha que as pessoas evitem ao máximo a exposição ao plástico, especialmente quando aquecido. Também sugere que os governos criem mecanismos de controle para impedir a propagação dos plásticos mais tóxicos.

Fotografia colorida mostra mão cheia de areia com microplásticos coloridos de plástico - Metrópoles
Os microplásticos estão presentes por toda parte, inclusive no interior do corpo humano

Fonte: Metrópoles

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo