No mês dedicado às ações de combate à intolerância e ao racismo religioso, a UFJ realiza evento alusivo, em edição especial, às Religiões de Matrizes Africanas.
Realizado pela Coordenação de Ações Afirmativas (CAAF), em parceria com a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (PROECE), o evento “UFJ no combate ao racismo e à intolerância religiosa” acontecerá no próximo dia 30 de abril, terça-feira, às 18 horas, no Centro de Convivência no campus Jatobá.
Nesta edição, a universidade convida lideranças e representantes da Umbanda e Candomblé para uma roda de conversa junto à comunidade acadêmica. O intuito do evento é combater o racismo religioso e promover o letramento sobre a ritualística, vestimentas e formas de expressão da fé nas religiões de matriz africana, visando o pertencimento, o diálogo aberto e construtivo. A UFJ se preocupa em desenvolver um calendário de ações que evidencie a luta contra a intolerância em todas as suas formas. Com a edição “Matrizes africanas” se espera criar um ambiente acolhedor e contribuir com informações acerca de ideologias e crenças, rituais e práticas religiosas não hegemônicas.
A programação do evento também contará com apresentações musicais conduzidas pelos convidados e roda de conversa com representantes religiosos do Candomblé e Umbanda. As atividades serão mediadas pela CAAF/UFJ.
Fonte: UFJ