Neuralgia do trigêmeo: a pior dor do mundo é chamada doença do suicídio
Atinge um lado do rosto e some depois de alguns segundos, mas volta repetidas vezes
Uma dor de cabeça forte pode atrapalhar nossas atividades do dia a dia, mas imagine só sentir uma dor extremamente forte, considerada uma das piores do mundo, que dura alguns segundos e depois some, entretanto, volta repetidamente? Isso é o que acontece com os pacientes portadores da neuralgia do trigêmeo.
Essa condição crônica atinge o nervo trigêmeo e tem esse nome por causa de sua tripla ramificação (oftálmica, maxilar e mandibular), responsável pela sensibilidade do rosto. A dor sentida pelos pacientes é aguda e súbita, que pode ser comparada a um choque ou pontada, podendo ser intensa ao ponto de quem a sente acreditar que tirar a própria vida seria a única forma de fazê-la passar. Geralmente dura alguns segundos e atinge apenas um dos lados do rosto, entretanto, em alguns casos, dura de 2 a 3 minutos e volta com intensidade aumentada e intervalos cada vez menores, podendo tornar os pacientes incapazes de fazer tarefas simples no dia a dia.
A dor pode ser desencadeada pelo toque em um ponto-gatilho do rosto em atividades como falar, escovar os dentes ou mastigar, entretanto, também pode surgir de maneira espontânea. A causa mais comum da neuralgia do trigêmeo é a compressão do nervo por uma artéria que esteja mal posicionada, mas também pode ser fruto de lesões no nervo trigêmeo ou, até mesmo, surgir por fatores desconhecidos.
O tratamento visa uma melhora na qualidade de vida dos pacientes, através de medicamentos antiepilépticos, capazes de reduzir a intensidade das dores. Todavia, em alguns casos é necessário fazer cirurgia.
Fonte: UNIT