Notícias

Pesquisa aponta truque infalível para potencializar perda de peso

Pesquisadores do Reino Unido provaram que recompensas financeiras são uma estratégia efetiva para estimular o emagrecimento

Além de perceber os resultados na balança, os homens gostam de converter a perda de peso em vantagens para o bolso. Incentivos financeiros foram apontados por pesquisadores do Reino Unidos como uma estratégia eficaz para potencializar o emagrecimento em estudo publicado na terça-feira (14/5), na revista JAMA Network.

Os pesquisadores dividiram os voluntários – 585 homens obesos – em três grupos. Os integrantes do primeiro grupo recebiam mensagens constantes de incentivo à perda de peso; os do segundo não recebiam mensagens e, por último, os do terceiro – que eram os grandes sortudos do experimento – ganhavam recompensas financeiras pelos quilos perdidos.

Os voluntários com incentivos financeiros perderam, em média, 5% do peso total em 12 meses de pesquisa. Os que eram incentivados por mensagens perderam 2,7% e os do grupo-controle, apenas 1%.

Como a recompensa foi paga

No início do experimento, os participantes do grupo de incentivos financeiros foram informados de que £ 400 (R$ 2,6 mil, aproximadamente) estavam depositados em uma conta para cada um deles. Eles só teriam acesso ao dinheiro no final do ensaio clínico e, caso não conseguissem cumprir as metas, perderiam parte do dinheiro.

Se não perdessem 5% da massa corporal em 3 meses, perderiam £ 50 cada. Após seis meses, se não tivessem perdido 10% do peso inicial, seria £ 150 a menos na conta. Quem se mantivesse entre 5% e 10% da massa total perdida, recebia dinheiro extra. Por fim, se a perda não fosse mantida nos 12 meses do estudo, £ 200 eram descontadas.

Para os pesquisadores, o estudo mostra que o incentivo financeiro melhorou muito a adesão ao processo de emagrecimento. O uso de mensagens motivacionais, por sua vez, não levou a perdas de peso significativamente melhores que as registradas no grupo controle.

Fonte: Metrópoles

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo