Devido ao baixo consumo, vinho tinto vive crise pelo mundo
O consumo de vinho tinto em todo mundo é o mais baixo dos últimos 60 anos
O vinho sempre foi sinônimo de sofisticação e glamour. Só que, para os produtores, o clima é de ressaca. As máquinas estão destruindo a beleza dos vinhedos sob o olhar triste do agricultor. A família do James sobrevive da produção da uva na Austrália há quatro gerações. Agora, a escavadeira trabalha para destruir a superprodução.
O consumo de vinho tinto em todo mundo é o mais baixo dos últimos 60 anos, e a bebida está encalhando nas adegas e supermercados. O vinho tinto é o mais afetado.
Os motivos para a crise: o custo dos fertilizantes, por exemplo, aumentou com a guerra na ucrânia, e os preços de seguro da colheita também cresceram por conta das mudanças climáticas.
O comportamento do consumidor também está mudando: em vez do vinho tinto, os espumantes, rose ou brancos – mais leves e com menos álcool – fazem mais sucesso hoje em dia.
Sem contar que os jovens da geração z – que tem entre 14 e 29 anos – estão bebendo menos. Na França, os produtores não param de protestar. Alguns já desistiram do vinho e começaram a apostar em outros produtos, como amêndoas e melancias.
O governo francês liberou o equivalente a um bilhão de reais para ajudar os produtores a converter o excesso de vinho em outros produtos, como álcool que pode ser usado em perfumes.
Fonte: Jornal da Band