Notícias

Vacina contra câncer de pele entra na fase final de testes ainda este ano

A fase 3 de testes começa esse ano, será liderada pela Universidade de Londres e irá contar com mais de mil voluntários

Uma vacina contra Melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele, vai entrar ainda este ano na fase final de testes. Ela usa a mesma tecnologia que ajudou no combate à pandemia do coronavírus.

A fórmula é produzida pelos laboratórios Moderna e Merck. De acordo com os pesquisadores, a vacina aliada à imunoterapia reduziu em 49% a chance de morte em pacientes e a possibilidade do câncer voltar. 

A fase 3 de testes começa esse ano, será liderada pela Universidade de Londres e irá contar com mais de mil voluntários. Se tudo acontecer dentro do previsto, já no ano que vem a vacina pode receber aprovação de agências reguladoras e estar disponível para o público em geral.

Um pedaço do tumor é retirado e com ajuda da IA (Inteligência artificial), é feito um sequenciamento do DNA. A partir disso, a vacina de tecnologia RNA mensageiro é produzida sob medida para cada paciente. Ela identifica as células cancerígenas e emite uma espécie alerta para as células “T”, que entram em campo e combatem o inimigo.

O tratamento que deve contar com até nove doses não teve o valor divulgado de forma oficial, mas a estimativa é que possa custar o equivalente a cerca de R$ 2 milhões e meio por paciente. Os pesquisadores acreditam que esse tipo de vacina também possa ser eficaz na luta contra outros tipos de câncer, como de pulmão, rim e bexiga.

Fonte: Jornal da Band

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo