Notícias

Conab corta estimativa para safra de milho do Brasil

As previsões refletem as mudanças significativas no cenário agrícola nacional

A safra total de milho do Brasil 2023/24 foi estimada nesta quinta-feira em 110,96 milhões de toneladas, um corte de cerca de 1,8 milhão de toneladas em relação ao previsto no mês passado, apontou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que reduziu também a projeção de exportação do país, um dos maiores players globais.

A redução ocorreu na projeção para a segunda safra de milho, agora estimada em 85,62 milhões de toneladas, ante 87,35 milhões previstas no levantamento passado, devido a problemas climáticos em Mato Grosso do Sul e Paraná.

Com isso, a safra total de milho do país deverá recuar 15,9% na comparação com o recorde da temporada anterior, quando a colheita se aproximou de 132 milhões de toneladas. Em 2024, houve recuo na área plantada, em meio a preços mais baixos, e também nas produtividades.

A Conab citou que em Mato Grosso, maior produtor brasileiro, a maioria das lavouras de segunda safra apresenta “bom desenvolvimento, assim como em Goiás e Minas Gerais”.

“Porém, em Mato Grosso do Sul e no Paraná, a redução das precipitações em março provocou sintomas de estresse hídrico em diversas áreas, comprometendo o seu potencial produtivo”, afirmou a estatal em relatório.

Fonte: Forbes

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo