Não é o laxante que vai ajudar você a perder peso

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Tem muita gente, mas muita gentr mesmo que usa laxantes para não engordar. Ouço cada uma. “Vou na churrascaria e depois é só tomar um laxante!” ou “Estou inchada, vou tomar um laxante” ou “Preciso emagrecer, vou tomar um laxante”. As pessoas usam e abusam dos laxantes achando que é uma pílula coringa quando trata-se da questão perda de peso.

Para terem uma noção, um estudo com 13.000 pessoas mostrou que 10,5% utilizavam laxantes para tentar emagrecer.

O uso indiscriminado de laxantes é um erro grave para aqueles que buscam perder peso. A administração deste artifício compromete a absorção intestinal de nutrientes importantes em nosso corpo, prejudicando o estado nutricional e as funções orgânicas essenciais.

Eu sei que quem usa deve estar falando: “Poxa, mas o resultado é tão rápido!”. Rápido, sim, porém não é duradouro e muito menos fará bem à sua saúde.

Não há apenas um tipo de laxante

Há vários tipos de laxantes com funções diferentes, que a maioria das pessoas não sabe, e não auxiliam na perda de peso. São eles:

  • Laxantes que são formulados com o intuito de estimular seu intestino.
  • Laxantes que incluem na fórmula substâncias osmóticas, fazendo com que haja uma absorção de água pelo cólon por meio do processo de osmose e as fezes sejam expelidas mais facilmente.
  • Laxantes que incluem na fórmula agentes de volume, que adicionam fibras com o intuito de dar volume ao bolo fecal.
  • Laxantes que absorvem a água do seu trato gastrointestinal, tornando as fezes escorregadias, por isso é mais fácil de usar o banheiro.
  • Laxantes que incluem na fórmula enemas, que envolvem a inserção de fluído no interior do reto, geralmente para aliviar a prisão de ventre.

Não existe laxante que irá ajudá-lo a perder gordura

Se você usar laxantes para perda de peso, até pode se pesar depois e ver o número na balança reduzir. Porém, a única coisa que, de fato, está perdendo é água. Muito pouca ou nenhuma gordura é perdida com laxantes. Pode ter certeza que seu peso está vinculado muito mais a outros fatores do que com o peso das fezes.

Os laxantes não são feitos para usar por muito tempo

Galera que toma laxante como masca chiclete, cuidado! Os laxantes não são formulados para a administração crônica. Isto porque o seu intestino pode se acostumar com eles, levando a constipação. Se perder peso for o seu objetivo, procure uma dieta eficaz e faça exercícios, ok?

O uso de laxativos de forma frequente pode ter um impacto negativo na sua saúde. Para começar, ele pode irritar a mucosa do intestino e causar todos os tipos de problemas gastrointestinais. Os laxantes osmóticos podem reduzir a pressão arterial e até mesmo causar danos permanentes aos rins. O abuso de laxantes, em geral, também pode causar desequilíbrios de eletrólitos e minerais e desidratação, que pode levar a tonturas, desmaios, visão embaçada, e até mesmo à morte.
Procure sempre orientação e não saia fazendo loucuras por aí.

O seu organismo, um dia, irá te cobrar com juros e correção…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×