Mandado de prisão de Lula assinado por Moro é falso

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

por CHICO MARÉS 26.01.2018 | 17H01 | PAÍS
Circula no WhatsApp um suposto mandado de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, datado do dia 25 de janeiro. A informação é falsa. A própria secretaria de Comunicação da Justiça Federal no Paraná alertou jornalistas para a existência e circulação do falso documento.

Mandado de prisão contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinado pelo juiz Sérgio Moro

 mandadofalsolula-225x300 Mandado de prisão de Lula assinado por Moro é falso Politica

 Recortes-Posts_FALSO-300x113 Mandado de prisão de Lula assinado por Moro é falso Politica

O principal indício de que não se trata de um documento real é a assinatura manuscrita do juiz. A 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba é inteira informatizada, e os mandados são sempre assinados eletronicamente.

Outros detalhes evidenciam a falsificação. A data de nascimento de Lula citada no documento é 27 de fevereiro de 1945. Oficialmente, Lula foi registrado, ainda que equivocadamente, quando tinha sete anos, como nascido no dia 6 de outubro de 1945. Na realidade, ele nasceu em 27 de outubro daquele ano.

Além disso, o pseudo-documento traz frases pouco usuais na linguagem jurídica. Por exemplo, o texto cita o ex-presidente como “a pessoa conhecida por Luiz Inácio Lula da Silva”. Há, ainda, elogios ao trabalho da Polícia Federal, algo que dificilmente é colocado em um mandado de prisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×