ITARANTIM: FESTA DE REIS DE SÃO SEBASTIÃO

Spread the love
 WhatsApp-Image-2019-01-21-at-12.42.00-1024x576 ITARANTIM: FESTA DE REIS DE SÃO SEBASTIÃO Região

Com muita alegria e animação o Terno de Reis da União de Dona Totinha da cidade de Itarantim festejou neste domingo dia 20 de janeiro a festa de reis de São Sebastião. A festa aconteceu em sua residência e a comunidade compareceu e participou da reza do terno dos homens da Igreja Católica e das apresentações de reis, que contagiou todos os presentes. A circulação do terno de reis em homenagem a São Sebastião começou dia 16 de janeiro percorrendo vários bairros da cidade de Itarantim (Gusmão, Centro, Cajazeiras, Felix Mendonça, Anedina de Carvalho, Presidente Médici, Nova Esperança, Boby Kenedy), finalizando no dia 20 de janeiro.
Este ano o Terno de Reis de Dona Totinha comemorou 57 anos de tradição e passou pelas cidades de Bom Jesus da Lapa, Caetité e Itarantim. O Terno foi premiada no 6º Prêmio Culturas Populares do Ministério da Cultura do Governo Federal.
História do Terno de Reis da União – 57 anos:

 WhatsApp-Image-2019-01-21-at-12.42.041-1024x576 ITARANTIM: FESTA DE REIS DE SÃO SEBASTIÃO Região

Esta iniciativa vem passando de geração em geração. Dona Totinha desde criança já acompanhava os passos de seus pais na circulação do Terno de Reis. Com a morte de seus patriarcas (Joaquim Chaves e Senhoria Pereira) ela assumiu a coordenação do terno de reis com a idade de 27 anos, com o compromisso de manter viva esta tradição. Agora, com 72 anos, o Terno de Reis de Dona Totinha já circulou por várias cidades e distritos do Sul da Bahia e Norte de Minas Gerais: Piripá, Ituaçu, Itapetinga, Itororó, Maiquique, Bandeira de Minas, Itinorante, Almenara, Potiraguá, Macarani, Itambé, Vila das Graças, Bom Jesus da Lapa, Caetité, além de Itarantim, berço de toda tradição. Estas atividades acontecem em locais como praças, escolas, casas da comunidade, igrejas, salões, áreas rurais e outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.